quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SISTEMA CARDIOVASCULAR














Começarei explicando as siglas presentes na imagem .

AD = ÁTRIO DIREITO

AE = ÁTRIO ESQUERDO

VD = VENTRÍCULO DIREITO

VE = VENTRÍCULO ESQUERDO

Bom , se esse é o sistema cardiovascular , então onde está o coração ?

O coração está localizado , onde na figura está escrito AD , AE , VE , VD.

Explicado isso podemos começar o ciclo!  ATENÇÃO!!!! ISSO É UM CICLO E PODE COMEÇAR DE QUALQUER PONTO DELE , E EU COMEÇAREI POR ONDE EU ACHO MAIS FÁCIL DE APRENDER.

Começaremos então pelo VE , o sangue presente nele é arterial ( rico em O² ) . O VE irá se comprimir ( entrar em sístole ) , assim bombeando o sangue do VE diretamente para a artéria aorta .


Esta artéria aorta irá se ramificar para distribuir o sangue arterial para a parte de cima e de baixo do corpo , enquanto essa distribuição ocorre o sangue vai perdendo sua concentração de O² , deixando-o venoso ( rico em CO² ).

Quando esse sangue , agora venoso , retornar ao coração através das veias cavas ( inferiores e superiores ) , ele entrará diretamente no átrio direito , que estará  "relaxado" ( em diástole ) e em seguida o mesmo entrará em sístole para bombear o sangue VENOSO  para o ventrículo direito. Agora o VD entrará em sístole , bombeando o sangue para a artéria pulmonar conduzindo-o até o pulmão.

Quando esse sangue , ainda venoso , chegar ao pulmão vai ocorrer um processo chamdo de HEMATOSE , que é simplesmente a troca de gases. O sangue venoso trocará seu CO² pelo O² , deixando o sangue novamente arterial . Agora este sangue arterial se conduzirá ao AE  pelas veias pulmonares , o AE entrará em sístole bombeando o sangue para o VE , e assim recomeçaremos o ciclo cardiovascular.

Lembrando que o sangue não pode voltar dos ventrículos para os átrios pois existem as válvulas mitrais , impedindo o refluxo do sangue.

OBS: EXISTEM MÚSCULOS CAPAZES DE CONTRAIR OS VASOS SANGUÍNEOS PERMITINDO O RETORNO DO SANGUE AO CORAÇÃO.



Lembrando que se vocês tiverem dúvidas , façam em forma de comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, se expresse!