segunda-feira, 25 de março de 2013

Enzimas

    As reações químicas do metabolismo ocorrem entre moléculas orgânicas , que necessitam de uma energia de ativação muito alta. Mas isso destruiria o ser vivo pois isso só pode ocorrer em temperaturas muito altas , mas esse problema é resolvido pelas enzimas que funcionam como proteínas catalisadoras  , diminuindo da energia de ativação , e com essas enzimas as reações podem acontecer em temperaturas mais baixas.

   A enzima , na maioria dos casos , se associa a uma substância não protéica , chamada de coenzima . O centro ativo da enzima tem o formato capaz de se encaixar nos substratos , facilitando assim a reação entre eles. As enzimas podem mudar a distribuição de alguns átomos alterando a estrutura da molécula do substrato , o que pode tornar ligações mais fracas e facilitar a reação.

Cada enzima é específica e só serve para determinado tipo de reação , no término da reação a enzima é completamente regenerada e pronta para repetir a operação.

Como exemplos de enzimas temos a amilase salivar , a pepsina , a lactase , a tripsina etc.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vírus

O vírus não pode ser classificado como um ser vivo e nem estar em nenhum dos cinco reinos pois não apresenta uma estrutura celular. Mas existem cientistas que podem classificá-los como ser vivo , por terem o seu ácido nucléico (DNA ou RNA)

Bacteriófago
                                                                               
Os vírus medem cerca de dez a cem vezes menos que as bactérias. Eles são formados a partir do capsídeo (cápsula de proteína) , e dos capsômeros.
No capsídeo , mas especificamente no interior , existe um ácido nucléico que pode ser o ácido desoxirribonucléico (DNA) ou ácido ribonucléico (RNA).




Vírus HIV

Os vírus , em sua maioria , não pode ter dois ácidos nucléicos , mas existe um vírus que está em pesquisa que possui os dois ácidos nucléicos , que tem o nome de CITOMEGALOVÍRUS.