quinta-feira, 26 de abril de 2012

Anencefalia

A anencefalia é uma malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária.
Ao contrário do que o termo possa sugerir, a anencefalia não caracteriza casos de ausência total do encéfalo, mas situações em que se observam graus variados de danos encefálicos. A dificuldade de uma definição exata do termo "baseia-se sobre o fato de que a anencefalia não é uma má-formação do tipo 'tudo ou nada', ou seja, não está ausente ou presente, mas trata-se de uma má-formação que passa, sem solução de continuidade, de quadros menos graves a quadros de indubitável anencefalia. Uma classificação rigorosa é, portanto quase que impossível".
Na prática, a palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo.
Trata-se de patologia letal. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida que terão fora do útero. A anomalia pode ser diagnosticada, com certa precisão, a partir das 12 semanas de gestação, através de um exame de ultra-sonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal.
O risco de incidência aumenta 5% a cada gravidez subsequente. Inclusive, mães diabéticas têm seis vezes mais probabilidade de gerar filhos com este problema. Há, também, maior incidência de casos de anencefalia em mães muito jovens ou nas de idade avançada. Uma das formas de prevenção mais indicadas é a ingestão de ácido fólico antes e durante a gestação.
 A anencefalia é um dos três principais defeitos do tubo neural (DTN). Os outros são a encefalocele e a mielomeningocele. Os defeitos do tubo neural resultam de uma falha no fechamento do tubo neural que ocorre entre 25 e 27 dias após a concepção.
 Um recém-nascido com anencefalia geralmente é cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Embora alguns indivíduos com anencefalia possam nascer com umtronco encefálico, a falta de um cérebro funcionante descarta a possibilidade de vir a ter consciência e ações reflexas, como a respiração e respostas aos sons ou toques.

A anencefalia frequentemente pode ser diagnosticada no pré-natal através de um exame de ultrassom. O diagnóstico ultrassonográfico tem alta acurácia e é baseado na ausência do cérebro e da calota craniana. Outra característica que pode ser observada na ultrassonografia é a polidramnia, que ocorre em até 50% dos casos durante o 2º e 3º trimestres de gestação devido à menor deglutição do feto.
A dosagem de alfafetoproteína (AFP) sérica materna  e o ultrassom fetal são úteis para rastreio de defeitos do tubo neural como espinha bífida ou anencefalia.
Às vezes a anencefalia não é diagnosticada, pois o feto acaba evoluindo para aborto espontâneo. Em outros, principalmente em mulheres que não têm acesso ao pré-natal, a doença é diagnosticada apenas durante o parto.
 Fonte : Wikipédia
Dá próxima vez faço sem pesquisar , só fiz para ser um "aperitivo", já que não posto sempre.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Organelas citoplasmáticas

Organelas citoplasmáticas são pequenos órgãos de uma célula , essas organelas se situam entre o núcleo e o plasmalema fica no hialoplasma.
Existem várias organelas , dentre elas a mais famosa é a mitocôndria , então começamos por ela.

Definição:

Mitocôndria:É a organela responsável pela respiração celular e obtenção de energia (feita pela respiração celular). A respiração celular se divide em três fases que são: Glicólise , Ciclo de Krebs e cadeia respiratória (fosforilação oxidativa).

Ribossomos livres: Os ribossomos livres ficam soltos no citoplasma e tem função de sintetizar uma pequena parcela de proteínas. E a proteína que os ribossomos produzem são para a própria célula.


Complexo de Golgi:Organela responsável pelo armazenamento de proteínas , sendo essas proteínas produzidas pelo Retículo endoplasmático rugoso(granulado).


Retículo Endoplasmático Rugoso (RER):Organela responsável pela maior produção de proteínas , mas essas irão para o nosso corpo , devido a junção de um ribossomo em sua "parede". Lembrando , os ribossomos juntos ao réticulo endoplasmático produzem proteínas para o nosso corpo.


Retículo endoplasmático Liso (REL):Organela responsável pela síntese de lipídeos.


Peroxissomos:Possui enzimas oxidases (enzimas que possuem Oxigênio). Tem a função de degradar compostos orgânicos , formando a água oxigenada H²O².


Centríolos: Os centríolos são responsáveis por ajudar na divisão celular , formando na hora da divisão o fuso acromático. Os centríolos também são capazes de formar cílios e flagelos.


Lisossomos:possui enzimas digestivas ,que são responsáveis pela digestão intracelular.











































quinta-feira, 19 de abril de 2012

Célula

Célula é o menor ser vivo que existe , que nos possibilita realizar inúmeras funções determinadas.

Mas como???
Simples , um conjunto de células forma um tecido , um conjunto de tecidos forma um órgão , um conjunto de órgãos forma um sistema e um conjunto de sistemas forma um organismo.
Célula - Tecido - Órgão - Sistema - Organismo.

Toda célula EUCARIONTE possui Plasmalema(Membrana Plasmática) , Hialoplasma (Citoplasma) , Carioteca (membrana nuclear) e o Núcleo.


Bom agora vamos ser mais complexos.
Definição:


Plasmalema :Possui permeabilidade seletiva controlando as substâncias que entram e saem da célula.


Núcleo: Região central da célula que armazena o nosso material genético , o nosso DNA             ( ácido desoxirribonucléico)


Carioteca :É a membrana que envolve (protege) o núcleo.


Hialoplasma : Região situada entre o plasmalema e o núcleo , o hialoplasma é formado por água , sais minerais , proteínas e vitaminas; Tem como função guardar as organelas citoplasmáticas.